Ariana Grande

Ariana Grande-Butera (Boca Raton, 26 de junho de 1993), conhecida profissionalmente como Ariana Grande, é uma cantora, atriz, compositora e apresentadora estadunidense nascida no estado da Flórida, descendente de uma família italiana. Em seis anos de carreira solo, ela venceu um Grammy em um total de seis indicações.

Grande fez sua estreia em 2008, atuando como Charlotte em 13 na Broadway. Entre 2010 e 2013, interpretou Cat Valentine na série Victorious, da Nickelodeon, e reprisou esse papel no spin-off Sam & Cat.[6] Ela também atuou em outros papéis no teatro e na televisão e emprestou sua voz para programas de televisão e filmes animados.

Sua carreira musical começou com a trilha sonora da série Victorious. Desde então, Grande lançou quatro álbuns, sendo o primeiro Yours Truly (2013), que alcançou o primeiro lugar na parada de álbuns americana, a Billboard 200. O feito também foi conquistado em mais dois lançamentos de Grande, My Everything (2014) e Sweetener (2018). Em 2016, com seu terceiro disco, Dangerous Woman, ela alcançou o segundo lugar da mesma parada. Em 2019, a cantora entregou seu quinto álbum de estúdio, no dia 8 de fevereiro, intitulado Thank U Next.

Além disso, Grande alcançou sete vezes o top 5 da parada americana Billboard Hot 100 com suas canções “Problem”, “Break Free”, “Bang Bang”, “Side to Side”, “No Tears Left to Cry”, além de “Thank U Next” e “7 Rings”, duas que chegara ao topo da lista. A primeira com sete semanas não consecutivas e a segunda estreando como a terceira música feminina mais ouvida em sua primeira semana.

Grande é a primeira artista na história da parada a ter o primeiro single de cada um dos seus cinco álbuns a estrear entre as dez primeiras posições da Billboard Hot 100. Em 2014, ela ainda ficou entre os dez primeiros colocados por 34 semanas seguidas e teve o maior número de top 10 singles dentre qualquer artista naquele ano.

Em 2019 ela inicia sua terceira turnê mundial, intitulada Sweetener World Tour. A primeira, em 2015 foi a The Honeymoon Tour e a segunda, em 2017, Dangerous Woman Tour, ambas com passagens pelo Brasil.

Seus prêmios incluem três American Music Awards, três MTV Europe Music Awards, dois MTV Video Music Award e seis indicações ao Grammy, vencendo a categoria Melhor Álbum Vocal de Pop, em 2019, com o seu quinto álbum de estúdio Sweetener. Em 2016, a TIME classificou Grande uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em sua lista anual. Em 2018, Billboard a nomeou com o título de “Mulher do Ano”.

FILANTROPIA

Aos dez anos, Grande co-fundou o grupo de jovens cantores “Kids Who Care” e se apresentou com eles no sul da Flórida para arrecadar fundos para a caridade. Foi arrecado cerca de $500,000 para as instituições de caridade apenas em 2007. No verão de 2009, como membro da organização de caridade da Broadway na África do Sul, Grande se apresentou e ensinou músicas e danças para as crianças em Gugulethu, junto com seu irmão Frankie. Grande também fez uma parceira com a Kleenex na campanha “Shield Sneeze Swish”. Após assistir ao filme Blackfish, ela pediu aos fãs para pararem de apoiar a SeaWorld.

Please follow and like us: