Dua Lipa

Dua Lipa (Londres, 22 de agosto de 1995) é uma cantora, compositora e modelo britânica. Começou sua carreira musical aos 14 anos, quando começou a fazer covers de músicas de artistas como Christina Aguilera e Nelly Furtado no YouTube. Em 2015, ela assinou com a Warner Bros. Records e lançou seu primeiro single, “New Love”. Em dezembro de 2016, um documentário sobre Lipa foi encomendado pela revista The Fader, intitulado See in Blue. Em janeiro de 2017 ela ganhou o prêmio de escolha pública EBBA. Seu álbum de estreia auto-intitulado foi lançado no dia 2 de junho de 2017.

BIOGRAFIA

Dua Lipa nasceu em Westminster, Londres. Seu pai, Dukagjin Lipa é gerente de marketing e atuou como o vocalista da banda de Kosovo chamada Oda e sua mãe, Anesa Lipa é uma executiva de turismo. Seu primeiro nome, Dua, é uma palavra de origem albanesa que significa amor. Dua possui dois irmãos mais novos, um irmã chamada Rina Lipa e um irmão chamado Gjin Lipa. Seus pais, que são do Kosovo, deixaram a cidade de Pristina durante a Guerra Civil da Iugoslávia em meados da década de 1990 e se mudaram para Londres. Quando Dua nasceu e seus pais já residiam em Londres, os dois trabalhavam como garçons em bares e cafés da cidade. Após algum tempo, em 2008, sua família voltou para o Kosovo, sendo que neste ano o país declarou independência da Sérvia. Aos 15 anos de idade, Dua resolveu retornar para Londres, como consequência ela morou em uma república. A vontade que Lipa tinha de construir uma carreira na música foi o motivo pelo qual ela voltou para Londres. Em 2011, começou a realizar trabalhos como modelo.

Dua cresceu ouvindo seu pai cantar e, com 14 anos de idade, começou a postar covers de algumas de suas canções favoritas em seu canal no YouTube. Dua interpretava canções da canadense Nelly Furtado e da norte-americana Christina Aguilera, dentre outros artistas.

CARREIRA

2015–2017: Início da carreira e Dua Lipa

No ano de 2015, Dua assinou um contrato com a gravadora Warner Music, além de começar a trabalhar em seu disco de estreia no mesmo ano. Em agosto do mesmo ano, ela lançou seu single de estreia, a canção “New Love”, produzido por Emile Haynie e Adrew Wyatt. Seu segundo single, a música “Be the One”, foi lançado em outubro de 2015 e atingiu o Top 10 em charts na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Bélgica e Suiça. O videoclipe da faixa já possui mais de 100 milhões de visualizações no YouTube. Lipa ainda disse que “Be The One” é a única faixa do álbum que não escreveu “[mas] eu não poderia descartá-la; é uma de minhas favoritas.”

Lipa descreve seu estilo musical como “pop sombrio” e também possui influências do hip hop em suas canções. Em novembro de 2015, ela foi considerada uma das artistas mais promissoras no mundo da música pela BBC e foi indicada ao prêmio Sound of… 2016. Dua também foi considerada uma das maiores artistas revelação de 2016 no meio musical pela MTV. A primeira turnê de Lipa pelo Reino Unido teve início em janeiro de 2016.

Em fevereiro de 2016 lançou seu terceiro single, a canção “Last Dance” e, em maio, “Hotter Than Hell” – esta chegou ao top 15 do UK Charts. No mês de agosto lançou “Blow Your Mind (Mwah)”, canção que se tornou sua primeira entrada na parada Hot 100, da Billboard norte-americana. A faixa ainda culminou a parada Dance Club Songs. Em novembro de 2016 o rapper jamaicano Sean Paul lançou o single “No Lie”, que conta com a participação de Dua.

No início de 2017, foi lançada outra colaboração da artista, “Scared To Be Lonely”, com Martin Garrix. “Lost in Your Light”, em parceria com o cantor Miguel, foi lançada como o sexto single do álbum em abril de 2017. Seu álbum de estreia auto-intitulado foi lançado no dia 2 de junho de 2017 e estreou em quinto lugar na parada de álbuns do Reino Unido. “New Rules” foi lançada como sétimo single e atingiu o topo da parada oficial do Reino Unido. A faixa “Homesick” foi lançada em 1 de dezembro de 2017 como sétimo single de promoção do disco e conta com a participação do cantor Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay, porém seus vocais não são creditados.

2018–presente: Futuro segundo álbum de estúdio e novas parcerias

Dua se apresentando no Hollywood Palladium em Los Angeles, Califórnia (8 de fevereiro de 2018).
Em janeiro de 2018, Dua anunciou através das redes sociais que ela começou a trabalhar em novo material para seu segundo álbum. Ela está trabalhando com o cantor britânico MNEK, que colaborou com Lipa na composição de “IDGAF” e na faixa “High” com o DJ Whethan, que está presente na trilha sonora do filme Fifty Shades Freed, lançado em fevereiro de 2018. Ainda em janeiro, alguém vazou uma música intitulada “Bad to You” no SoundClound. A música seria uma parceria entre Dua e a cantora norte-americana Ariana Grande. Apenas em novembro de 2018, em entrevista para o Watch What Happens Live do apresentador Andy Cohen, Dua confirmou que a colaboração existiu, mas ela não iria lançar pois não estava finalizada. Em 6 de abril de 2018, Lipa e o DJ escocês Calvin Harris lançaram o single “One Kiss” que liderou o UK Singles Chart em 20 de abril, tornando-se o segundo número um de Lipa no Reino Unido e em maio de 2018, foi a protagonista do show de abertura da final da Liga dos Campeões da UEFA de 2017–18, fazendo um medley de suas principais músicas, como “One Kiss”, “New Rules” e “IDGAF”. Ainda em maio, Dua disse que seu segundo álbum, com lançamento previsto para 2019, teria influencias de Prince e OutKast. Em 4 de setembro, Lipa anunciou que lançaria uma reedição do seu álbum de estréia intitulado Dua Lipa: Complete Edition incluindo três novas músicas “Want To”, “Running” e “Kiss and Make Up” uma parceria com o grupo feminino sul-coreano Black Pink, além de inserir as faixas “Scared To Be Lonely”, “One Kiss”, “No Lie” e “Electricity”, este uma colaboração recente de Dua com o duo Silk City, formado por Diplo e Mark Ronson, lançada em 6 de setembro. Dua também colaborou na faixa “If Only” com o tenor italiano Andrea Bocelli, presente em seu álbum Sì. Em 2019, lançou “Swan Song”, presente na trilha sonora do filme de ficção científica Alita: Anjo de Combate.

FILANTROPIA

Em 2016, Lipa criou a Sunny Hill Foundation com seu pai para doar dinheiro e outros bens para os cidadãos de Kosovo, país natal dos dois.

INFLUÊNCIAS

Dua cita Nelly Furtado e P!nk como primeiras inspirações para seu amor pela música pop. Em entrevista ela disse: “Eu sempre fui uma grande fã de música pop. O primeiro álbum que eu ganhei quando eu era bem jovem foi Whoa, Nelly!, da Nelly Furtado, e depois disso eu também ganhei o Missundaztood da P!nk. Foi quando eu falei ‘Ai meu Deus, eu quero ser exatamente como elas!’ Eu amo o jeito que a P!nk cultivou sua carreira. Eu a admiro muito. Eu sinto que o que quer que elas façam ou lancem eu vou ser fã. Eu sempre vou ouvir. Eu acho que é porque eu as amei quando eu era bem jovem e isso deixou uma marca de tal forma que realmente me inspirou no que eu faço agora.”

Please follow and like us:

Vanessa da Mata

Cantora

Ivete Sangalo

Cantora

Iza

Iza