Iza

Isabela Cristina Correia de Lima Lima (Rio de Janeiro, 3 de setembro de 1990), mais conhecida pelo seu nome artístico Iza, é uma cantora, compositora, apresentadora e publicitária brasileira. Seu álbum de estreia, Dona de Mim, foi lançado em 2018 e recebeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Nascida e criada no bairro de Olaria, subúrbio do Rio de Janeiro, Iza é filha da professora de artes Isabel Cristina Lima é professora de música e artes, e do militar naval Djama Leite Lima. Seus pais são primos de segundo grau, motivo pelo qual a cantora recebeu o sobrenome Lima duas vezes. Aos 6 anos mudou-se para Natal, no Rio Grande do Norte, quando seu pai foi transferido para servir a Base Naval de Natal. Na infância sofreu bullying por ser uma das únicas crianças negras do colégio.

Iza começou a cantar no coral de uma igreja na infância e, aos 14 anos, começou a fazer apresentações em paróquias e outros eventos quando retornou ao Rio de Janeiro. Em 2009, aos dezoito anos, ingressou no curso de Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), se formando em 2012 e passando a trabalhar como editora de vídeo. Em 2015, paralelamente, criou um canal no YouTube e passou a publicar vídeos cantando músicas de outros artistas.

CARREIRA

Em 2016, foi descoberta pela Warner Music através do seu canal no YouTube e assinou contrato com a gravadora. Em novembro lançou seu primeiro trabalho como cantora, o single promocional “Quem Sabe Sou Eu”, que foi incluída na trilha sonora da novela Rock Story. Em 27 de janeiro de 2017 lançou seu primeiro single oficial “Te Pegar”. Em 28 de abril foi lançado o single promocional “Vim Pra Ficar”, que um ano depois foi incluída na trilha sonora de O Sétimo Guardião. Em julho do mesmo ano gravou uma versão de “I Put a Spell on You”, famosa na voz da cantora estadunidense Nina Simone, para a telenovela Pega Pega. Em 7 de agosto é lançado seu segundo single oficial, “Esse Brilho É Meu”. A faixa foi escolhida como tema da campanha publicitária da empresa de cosméticos L’Oréal, focada nos produtos para cabelos negros, tendo Iza estrelado o comercial da marca junto com a atriz Tais Araújo.

Durante o segundo semestre de 2017, Iza começou a gravar seu álbum de estreia. Em 5 de outubro é lançado o primeiro single do trabalho, “Pesadão” em parceria com o cantor Marcelo Falcão, vocalista do O Rappa. A canção foi uma das mais tocadas no país entre o fim de 2017 e no início de 2018, além de ter se tornado a segunda no segundo pop mais executada pelas rádios. Em 23 março de 2018 é lançado o segundo single, “Ginga”, em parceria com o rapper Rincon Sapiência. Em junho gravou o cover da canção “Amor Puro” com a participação da cantora Maria Gadú para um projeto da sua gravadora Warner Music em homenagem ao dia internacional do orgulho LGBTQ+. Em 27 de abril é enfim lançado seu primeiro álbum, intitulado Dona de Mim, que contou com 14 faixas com participações de Rincon Sapiência, Ruxell, Marcelo Falcão, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Gloria Groove e Thiaguinho. Em 28 setembro foi lançado o terceiro single do seu álbum, “Dona de Mim”, que trazia como temática o empoderamento feminino.

Em novembro de 2018 Iza e Liniker regravaram a canção “I Will Survive” para filme Todas As Canções de Amor. Em 18 novembro a cantora Sandy lançou “Eu Só Preciso Ser” em parceria com Iza como quarto single do álbum Nós, Voz, Eles. Em 29 de maio de 2019 foi anunciado que Iza seria a nova técnica da oitava temporada do talent show The Voice Brasil, ocupando a vaga de Carlinhos Brown.

CARACTERÍSTICAS MUSICAIS

Iza citou como suas maiores influências musicais diversas cantoras de origem afro-americana, como Lauryn Hill, Beyoncé, Rihanna e Tina Turner, além das brasileiras Fernanda Abreu e Sandy.

 

 

Please follow and like us: