Tiago Iorc

Tiago Iorczeski (Brasília, 28 de novembro de 1985) é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Em 2008, Iorc lançou seu álbum de estreia, Let Yourself In, que contém dez faixas em inglês e atingiu a sétima posição na parada de álbuns da Billboard Japonesa, gerando cinco singles no total. Seu segundo álbum de estúdio, Umbilical (2011), foi descrito como “introspectivo” e também é composto por canções em inglês.

Ele começou a compor em português em seu terceiro álbum de estúdio, Zeski (2013), que gerou três singles, sendo dois deles em parceria: “Música Inédita” com Maria Gadú e “Forasteiro”, com a participação do cantor Silva. Em 2015, lançou a coletânea Novelas, contendo todas as suas canções que integraram a trilha sonora de telenovelas. Neste mesmo ano, Iorc lançou seu quarto álbum de estúdio, Troco Likes, que teve como singles de maior êxito “Coisa Linda” e “Amei Te Ver”. O disco lhe rendeu duas indicações ao Grammy Latino. Em 2016, colaborou com a cantora Sandy na canção “Me Espera” e gravou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Troco Likes Ao Vivo. Em 2019, lançou seu quinto álbum de estúdio e o primeiro áudio visual intitulado Reconstrução.

Resultado de imagem para tiago iorc

 

CARREIRA

2006–10: Início e Let Yourself In

Tiago ganhou notoriedade musical em 2006, ao cantar “Scared”, de Three Days Grace, em um festival de música da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde estudava publicidade. No ano seguinte, a canção tornou-se parte da trilha sonora da telenovela Duas Caras (2007–08). Em 2008, Iorc voltou a marcar presença em trilha sonora de outra telenovela da Rede Globo, A Favorita (2008–09), também com uma canção autoral, “Blame”. Além da telenovela, a canção também foi utilizada como tema da campanha “Outono/Inverno” da Lojas Renner. Nos anos seguintes, outras canções como a regravação de “My Girl” e a canção autorial “Gave Me a Name” foram respectivamente trilhas sonoras de Viver a Vida (2009–10) e A Vida da Gente (2011–12). Ao todo, Iorc passou 4 anos seguidos em trilhas sonoras de telenovelas da Rede Globo, marcando assim um recorde.

No seriado Malhação, Iorc esteve presente como trilha sonora nos anos de 2007 (com “Nothing But a Song”), 2010 (com “Fine”) e 2011 (com “Story of Man”).

“Nothing But a Song” fez com que Iorc conseguisse gravar seu primeiro álbum de estúdio, Let Yourself In (2008), através da gravadora Som Livre, na qual conheceu Iorc após sua canção ter sido apresentada a eles por um estagiário. Mais tarde, o disco foi lançado no Japão, onde o disco atingiu a sétima posição na Japan Albums Chart, enquanto que a canção “Nothing But a Song” atingiu a décima primeira posição na Japan Hot 100. Na Coreia do Sul, Iorc foi eleito pelo público como o “Melhor Artista Estrangeiro” devido sua apresentação no Grant Mint Festival de 2010. A canção foi escrita na época em que Iorc estava terminando sua graduação superior.

 

2011–15: Umbilical e Zeski
Em seus dois primeiros álbuns, Tiago compôs somente canções em inglês. Ele disse que assim consegue “expressar-se melhor e passar o real sentimento da música”. Seu segundo disco de estúdio, Umbilical (2011), foi gravado no Rio de Janeiro e em Nova York, e contou com a produção do norte-americano Andy Chase, que já havia trabalhado com a banda de rock alternativo The Smashing Pumpkins. Além do Brasil, o disco foi lançado na Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos e Japão. Em 2013, Tiago lançou seu terceiro álbum, Zeski, com músicas em inglês e português, do qual foram divulgados como singles “It’s a Fluke”, a versão de “Música Inédita”, que conta com a participação da cantora Maria Gadú, e “Forasteiro”, com a participação de Silva, além do cover da banda Legião Urbana, “Tempo Perdido”. Após gravar em março de 2015 uma versão da canção “What a Wonderful World” de Louis Armstrong para tema de abertura da telenovela Sete Vidas da Rede Globo.

 

2015–18: Troco Likes e Troco Likes Ao Vivo

Em 2015 Tiago anunciou em maio no Facebook que estava trabalhando seu novo disco, postando a hashtag “#tiagoiorctrocolikes”. Em 1 de junho, Iorc lançou a canção “Coisa Linda” como carro chefe de seu novo disco. A canção foi composta por autoria própria em homenagem a sua ex-namorada, Isabelle Drummond, onde no vídeo clipe contava com a também atriz Bruna Marquezine, que a meses atrás haviam surgido boatos de que Iorc havia traído Drummond com Marquezine. Entretanto, os boatos foram desmentidos pelo mesmo. Em 10 de julho, Iorc lançou o disco Troco Likes através do Spotify. Sua turnê de nome “Turnê Troco Likes” em 29 de julho. Em 8 de novembro, Iorc lançou a canção “Amei Te Ver” como segundo single do álbum, tornando-se rapidamente sucesso nacional. Em 9 de dezembro, Iorc anunciou em suas redes sociais que estaria fazendo um show gratuito na Avenida Paulista, e em poucos minutos já havia lotado pouco mais de mil pessoas no local. Entretanto, Iorc teve que se retirar após pedido da policia militar. Em seguida, em 18 de dezembro, Iorc lançou “Alexandria” como terceiro single, onde o vídeo clipe foi o show gravado na Avenida Paulista. Em 23 de dezembro, Iorc participou da canção “Trono de Estudar” junto com outros 18 artistas incluindo Chico Buarque, Zélia Duncan e Paulo Miklos em apoio à luta dos estudantes brasileiros contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Troco Likes o levou a receber indicações a diversas premiações, como ao Grammy Latino nas categorias Melhor Canção em Língua Portuguesa por “Amei te Ver” e Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa pelo disco Troco Likes. Ele também chegou a receber indicações aos Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor Cantor, no Melhores do Ano, nas categorias Música do Ano e Melhor Cantor, além de outras premiações como Troféu Internet, Meus Prêmios Nick e Capricho Awards.

Em 11 de março de 2016, Tiago lançou nas plataformas digitais o EP Sigo de Volta. Durante os dias 28 e 29 de abril, Iorc gravou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Troco Likes Ao Vivo, contendo músicas inéditas descartadas do EP Sigo de Volta, onde o álbum foi lançado em 16 de setembro. Em 6 de maio, Iorc esteve presente em dueto na canção single “Me Espera” de Sandy – na qual foi gravada entre 14 e 15 de novembro de 2015 durante as gravações do disco e DVD ao vivo Meu Canto, de Sandy –, tornando-se sucesso nacional, chegando a tornar-se trilha sonora da telenovela Rock Story,na qual ele fez uma aparição especial em novembro daquele ano, marcando sua estreia como ator. Em agosto, Iorc lançou uma versão própria de “Bang” de Anitta, junto com um vídeo-clipe, recebendo críticas positivas do público. Em setembro, Iorc lançou seu primeiro DVD, Troco Likes Ao Vivo, gravado na cidade de Belém, vencendo o Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. Em 3 e 5 de outubro, Iorc apareceu na primeira temporada do X Factor Brasil como mentor assistente da jurada Alinne Rosa. Em 23 de novembro, Iorc retornou ao programa no episódio final como artista, cantando “Amei Te Ver”. No dia 7 de janeiro de 2018, o cantor comunicou através do seu Instagram, que daria uma pausa na carreira artística para descansar, sem dar previsões de volta, devido a sobrecarga de trabalho acumulada entre 2015 e 2017, onde nesse período o artista chegou a fazer 300 shows. Em 2018, deixou a Som Livre e assinou contrato com a gravadora Universal Music.

 

2019–presente: Reconstrução
No dia 5 de maio de 2019, lançou seu quinto álbum de estúdio intitulado Reconstrução. É o primeiro álbum visual do cantor com 13 faixas inéditas, todas com videoclipes lançados no mesmo dia do lançamento do disco. Horas após o lançamento, as 13 faixas do álbum entraram na lista das 50 mais tocadas do Spotify, fazendo Tiago bater recordes no streaming.

 

Resultado de imagem para tiago iorc

 

Please follow and like us: