Cabelo e musculação

A prática de exercício físico é essencial para se manter saudável, acontece que durante a atividade, o suor que eliminado pode prejudicar a vitalidade dos fios. Mas claro que você não precisa – e nem deve- deixar de praticar o seu esporte por conta dos cabelos. Para isso, serão necessários alguns cuidados especiais. A hairstylist Rosângela Rocha, dá algumas dicas para você conseguir manter a saúde das madeixas.

 

CUIDADO COM O RABO DE CAVALO

Muitas pessoas utilizam o tradicional rabo de cavalo para prender os fios. Mas a tração muito forte pode acabar prejudicando a saúde do cabelo, causando a quebra dos fios e podendo até levar a queda de cabelo.

COMO PRENDER

A especialista diz que o recomendado é fazer uso de tranças embutidas leves e não tão justas. Para as pessoas que não abrem mão do rabo de cavalo ou coques, a sugestão é prender os cabelos de forma mais suave e frouxa com o uso de elásticos forrados com tecidos e faixas de algodão, pois os mesmos evitam o contato dos fios com o suor e diminuem as possibilidades de quebra.

 

CUIDADOS EXTRAS

A hairstylist explica que ao longo dos exercícios, os cabelos perdem nutrientes e sofrem maus tratos devido a amarração inadequada e a exposição ao suor, sol, cloro e sal de piscina. Por isso, ela aconselha manter um cronograma de cuidados capilares, para que os fios fiquem nutridos, viçosos e não tão suscetíveis as agressões da rotina intensa.

 

A LAVAGEM TAMBÉM É IMPORTANTE

A limpeza dos fios pode retirar o suor seco dos cabelos e possibilitar que o couro cabeludo respire e receba uma maior quantidade de nutrientes. Para as pessoas que optam pelo uso de shampoo anti-resíduo, é preciso ficar atento a frequência com que este produto é usado,já que o uso excessivo pode retirar toda a oleosidade dos cabelos e causar o ressecamento e fragilização dos fios. As fibras capilares possuem um tipo de oleosidade natural, que é produzida diariamente. Caso a mesma seja retirada constantemente, o bulbo capilar e a cutícula do fio ficam enfraquecidos, secos e de aspecto frizzado.
Ela ainda aconselha o uso de condicionadores que contenham substâncias como o silicone, D-pantenol, proteína e poliquartenium”.

NUTRIR O FIO É MUITO IMPORTANTE

A umectação capilar para as pessoas que praticam esportes de forma contínua. Caso os exercícios sejam realizados sob a exposição solar, esse tipo de tratamento se torna fundamental. Untar os fios de ponta a ponta com o uso de óleos vegetais, essenciais ou finalizadores, pode ser uma ótima maneira de proteger e tornar os cabelos mais flexíveis e fortes. Isso ainda pode evitar que as madeixas se rompam e quebrem quando estão presas.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *