Como cuidar das crianças na internet?

Não é novidade o fato de que atualmente, as nossas sociedades são movidas pelas tecnologias, sobretudo pela internet. E da mesma forma que seus benefícios são conhecidos, os malefícios também. Bom, se para os adultos já difícil se equilibrar nessa linha tênue entre os pontos negativos e positivos da internet e tecnologias, imagina tentar fazer uma criança entender toda essa questão. É aqui que muitos pais encontram dificuldade; em como e porque regular o uso de tecnologia pelas crianças.

Uma pesquisa feita pela Internet Matters, com cerca de 1.500 famílias, concluiu que 48% das crianças de até seis anos utilizam dispositivos móveis regularmente, sendo que 41% acessam a internet sem a supervisão dos pais. Ou seja, uma boa parcela desses pequenos podem ter contato com conteúdos impróprios para idade e até perigos, como pedofília e o caso da boneca Momo. Recentemente surgiram vídeos de mães contando que a tal Momo aparecia em vídeos na internet, influenciando as crianças a se mutilarem.

Diante de cenários como esses, os pais se preocupam e se questionam como essa educação em um mundo totalmente digital deve acontecer, sem que as crianças sejam totalmente privadas desse universo.

Manter contato constante com os filhos e saber o que eles acessam é fundamental. Converse sempre com os pequenos, veja quais conteúdos eles procuram e gostam de assistir. Essa proximidade é muito importante.

Além disso, é necessário que as crianças tenha horário para utilizar a internet, em uma matéria da revista “ Pais e Filhos”, é explicado que os pequenos entre 6 e 12 anos devem passar no máximo duas horas por dia na internet. Isso porque um tempo maior pode prejudicar o sono e o desempenho na escola, como explica na reportagem o pediatra Claudio Len. Sem contar que horas excessivas podem causar sedentarismo e até obesidade, segundo a pediatra Evelyn Einsensteis.

E quando se fala da relação criança e internet, vale lembrar de que não é aconselhável que elas usem as redes trancadas no quarto. Te-la sempre sob sua vista faz toda diferença. Então, a proximidade com seu filho fará toda diferença em mantê-lo longe dos riscos da internet.

 

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *