O que fazer na quarentena?

Sabemos que ficar 24h em casa durante os 15 dias da quarentena é a melhor solução para evitar o contágio em grande escala do novo coronavírus, não é mesmo? Mas se você fica “perdida” como muitas pessoas e sem saber o que fazer?

Por isso, este post foi feito especialmente para você. Aproveite as dicas seguintes, temos certeza que pelo menos uma dela servirá para deixar o seu dia melhor:

 

Organize o seu guarda-roupas

Uma boa tarefa para ser feita. Separe as roupas para doação das roupas que ainda quer. Separe por tipos: calças, shorts, camisetas, vestidos, saias, casacos, etc… Você pode organizar suas roupas por cores ou por modelos. Pode reservar cada gaveta para um tipo de roupa. Use a criatividade, tire o que já não usa, dobre com carinho, pendure as roupas passadas e capriche na organização. Aproveitando o tempo assim você se sentirá muito mais produtiva.

 

Leia um livro

Sabe aquele livro que você nunca teve tempo para ler? É a sua chance agora!

Escolha um livro que te agrada e mergulhe na história dele. O tempo será muito mais agradável se você se dedicar a fazer coisas que te deixam feliz. Então, separe já os livros que você gostaria de ler e leia-os na sequência que preferir. Você se dará conta que quando esses dias difíceis passarem, você os aproveitou da melhor forma.

 

Assista à uma série

Que tal fazer uma maratona de séries? Seja na Netflix, com DVD’s que você tem guardado em casa ou através de qualquer outro meio que você tenha acesso, ficar aconchegada na sua cama assistindo uma sequência de séries ou filmes pode ser muito divertido. Aproveite e faça uma pipoca! Passe os dia no estilo Cinema em Casa e veja como você se sentirá muito melhor!

 

Crie decorações para a casa

Uma excelente opção é transformar as coisas. Sabe aquele papelão largado, retalhos de tecidos, linhas e fitas, ou alguns potinhos e latas que você não sabe o que fazer? Comece a criar com eles!

Você pode fazer vasinhos de plantas, porta-lápis, porta-retratos, porta-bijuterias, quadros decorativos, luminárias e por aí vai… Use a criatividade. Busque inspirações em livros, revistas ou na internet. Você será uma grande artista caseira ao final das contas!

 

Aprenda a fazer crochê

Um ótimo passatempo é aprender a fazer crochê. Se você tiver linhas e agulhas e sempre quis aprender, mas nunca teve tempo, o momento é agora. Assista vídeos na internet com dicas e pequenas aulas de como “crochetar”, tenho certeza que você vai amar! Também pode optar por costurar ponto de cruz, ou ajustar aquela camisa que caiu o botão, customizar uma outra peça de roupa, O importante é ser criativa e não deixar o tempo passar sem fazer nada. Com paciência e atenção, aos poucos você irá produzindo lindas criações.

 

Exercite-se em casa

Ficar em casa não é desculpa para ser sedentária, ok? Então, vamos lá!

Abra um espaço na sua sala ou no seu quarto, se tiver um lugar mais amplo melhor ainda. Você pode usar garrafas pet de variados tamanhos cheias de água como halteres, por exemplo. Ou pacotes de arroz como pesos. Muitos exercícios apenas precisam do seu próprio peso para fortalecer e criar resistência, como agachamentos, flexões, abdominais, alongamentos, etc. Busque aplicativos ou vídeos na internet que te auxiliem com atividades físicas em casa. Você colocará seu corpo em atividade e se sentirá com muito mais energia. Além de atividades aeróbicas ou funcionais, você pode dançar. Zumba, por exemplo, é ótima para perda de calorias. Não fique parada, comece hoje mesmo!

 

Escreva num diário

A atitude de escrever ativa o cérebro e alivia os pensamentos que muitas vezes guardamos para nós mesmas. Então, pegue um caderno que você tenha guardado, mesmo aquele abandonado que você achou que não ia mais usar e comece a escrever. Você pode decorá-lo, arrancar as folhas antigas, colar adesivos… Escreva como se sente a cada dia, escreva seus planos para o futuro, sua rotina diária, o que gostaria de fazer, como vê as coisas, como desejaria se sentir, o seu maior sonho… Enfim, escreva tudo que vem à sua cabeça, deixe seus pensamentos indicarem o caminho da escrita. Ao finalizar, você se sentirá muito mais leve e disposta à seguir com outra atividade. Escrever faz bem, gera o autoconhecimento, a autoconsciência e, ainda, deixa registros para no futuro você se lembrar de como você era ou o que sentia nos dias de hoje. Legal, né?! Então escreva sem medo e sem vergonha.

 

Experimente fazer novas receitas

Está em casa e não sabe o que fazer? Que tal pegar uma receita diferente e tentar reproduzi-la? Ou até mesmo dar aquele gostinho personalizado que só você pode criar? Mãos na massa!

Veja os ingredientes que você tem no armário e busque receitas que você poderá usá-los. O resultado final pode ser surpreendente! É uma boa forma de passar o tempo e depois saborear as delícias feitas por você mesma. Humm, já podemos sentir o cheirinho!

 

Aprenda um novo idioma

Uma outra opção é aprender um novo idioma. Se você sonha em viajar ou somente conhecer uma nova cultura, conversando com pessoas estrangeiras, a quarentena é uma ótima oportunidade para você estudar um novo idioma. Existem aplicativos de celular que ajudam na aprendizagem, além disso, você pode buscar mais informações na internet, há muitos vídeos com aulas e dicas que irão te ajudar. Também pode recorrer à livros e dicionários que você tenha. E se tiver algum amigo que saiba o idioma que você quer aprender, ligue por videoconferência pra ele e peça uns conselhos ou até mesmo bata um papo para desenvolver a oralidade do idioma. Mas não deixe de sair de casa, ok? Você pode ser muito produtiva no sofá da sua sala ou no conforto de estar recostada na sua cama.

 

Jogue baralho ou outro jogo de tabuleiro

Está em casa com a família e não sabe o que fazer? Uma ótima opção é pegar aquele baralho guardado há anos e começar a se divertir! Se você preferir, pode optar por jogos de tabuleiros, são excelentes para jogar em grupo e passar o tempo de uma forma bem descontraída. Se quiser ainda melhorar, prepare uma pipoca, sirva uns sucos e comece a jogada!

 

Faça pinturas criativas

Outra ideia para aproveitar o tempo em casa é fazendo pinturas. Você pode pintar com aguarela, guache, lápis de cor, giz de cera, tinta acrílica… Enfim, veja o que tem disponível na sua casa e aproveite o momento relaxando e criando! Se você tiver crianças em casa é uma forma muito interessante de estimular a criatividade e passar o tempo. Também poderá criar jogos de desafios, fazendo pinturas para adivinharem o que é ou dando um tema e deixando que cada um use a sua criatividade.

Se estiver sozinha, poderá pintar o que quiser para decorar a casa, ou aquela camiseta sem graça… O importante é deixar o seu dia com mais cores!

 

Converse com os amigos e familiares por videoconferência

Bateu saudade da família ou dos amigos? Vamos aproveitar que hoje temos a querida internet à nosso favor. Liga pra eles por videoconferência, passa o tempo conversando, colocando a fofoca em dia, matando a saudade, contando segredos ou falando do que você preferir. O mais importante é a interação e o tempo que você dedica às pessoas que ama. O melhor é que você pode fazer isso sem sair de casa e sem que eles saiam de casa, assim todos estarão mais protegidos do novo coronavírus.

 

São muitas opções de atividades que você pode fazer em casa para ocupar sua mente e deixar seu tempo mais produtivo.

Já escolheu o que fazer hoje? Deixe seu comentário pra gente saber como você escolheu passar a quarentena.

 

Cuide-se e fique em casa, juntas vamos passar por essa fase delicada!

Até o próximo post!

 

 

Imagem: Freepik (<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com</a>)

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *