O que fazer com colesterol alto?

O colesterol é um tipo de gordura primordial para o funcionamento do organismo humano e por isso ele precisa estar em níveis equilibrados. No nosso corpo temos dois tipos de colesterol, o HDL, popularmente como o “bom” e o LDL, considerado “ruim”. 

O excesso do LDL está associado à doenças cardíacas e também vasculares e podem facilitar quadros de infarto e AVC. Mas ao mesmo tempo, ele faz bem para o corpo humano e pode proteger de algumas doenças.  É por essa linha tênue que é necessário controlar os níveis de colesterol no corpo. 

Para isso, é necessário adotar algumas medidas no dia a dia. A nutricionista Dra Roseli Ueno, dá dicas de como esse controle pode ser feito e o que você pode mudar na sua rotina para melhorar a saúde e nivelar o colesterol. 

Segundo a especialista é fundamental ter uma alimentação saudável, para isso, é importante diminuir a quantidade de gordura no preparo dos alimentos( inclusive já tem muita panela antiaderente), evitar comidas industrializadas, incluir mais verduras frutas e legumes na lista do mercado. 

A especialista também afirmou que o farelo de aveia é um bom alimento para incluir na dieta, pois é rica em fibras solúveis. Ela aconselha ainda a evitar o consumo de fígado e vísceras, optar pelo leite desnatado e dar preferência a temperos naturais ao invés dos industrializados. 

Segundo a Dra. Roseli Ueno o controle do peso também é fundamental para regularizar os níveis de colesterol. Ela lembra também que muitos pacientes não estão acima do peso e que o fator genético pode influenciar bastante. Mas ela lembra que alguns cuidados devem ser tomados em qualquer circunstância: “Estresse, pressão alta, excesso de peso, fumo, sedentarismo, excesso de bebida alcoólica, e alimentar-se mal, aumentam as chances de alterar sua taxa de colesterol e os riscos de uma doença coronariana”. 

Agora, confira mais dicas da nutricionista sobre como aplicar um estilo de vida mais saudável no seu dia a dia.

 

  1. Utilize leite e iogurte desnatados ou “light” 

 

  1. Dê preferência aos queijos magros (frescal, ricota, cottage) e às margarinas cremosas ou halvarinas 

 

  1. Prepare os alimentos utilizando óleos vegetais: soja, milho, canola, girassol e azeite de oliva 

 

  1. Cuidado com as frituras, principalmente as feitas com banhas e manteiga 

 

  1. Varie as carnes, intercalando carne bovina com aves e peixes 

 

  1. Remova a gordura visível das carnes e a pele das aves, se possível antes do preparo 

 

  1. Evite preparações que contenham: creme de leite, nata, chantilly, maionese, chocolate, gordura hidrogenada, leite condensado 

 

  1. Consuma ovos e preparações com gemas de forma moderada 

 

  1. Para o tempero de saladas utilize óleo de oliva, vinagre e limão 

 

  1. As massas devem ser acompanhadas por molhos vermelhos ou com vegetais 

 

  1. Utilize o forno ou o microondas para o preparo de milanesas e empanados 

 

  1. Dê preferência aos salgadinhos assados do que aos fritos 

 

  1. Frios e embutidos (linguiça e salsicha) à base de aves podem ser consumidos 

 

  1. Frutas em calda, picolé de frutas, gelatina, geléias, são isentos de colesterol ou gorduras, mas cuidado com as calorias, pois engordam e o açúcar pode aumentar o nível de triglicérides do sangue 

 

  1. Ao compor a refeição, intercale alimentos industrializados com alimentos naturais 

 

  1. Utilize sal com moderação. Cuidado com o uso abusivo do saleiro de mesa 

 

  1. Mantenha um peso saudável 

 

  1. Torne-se mais ativo no seu dia-a-dia. Evite ficar longos períodos sentado 

 

  1. Evite o fumo 

 

  1. Se usuário de bebida alcoólica, faça-o com moderação 

 

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