“O Rei Leão” é uma versão de “Hamlet”?

Como que uma animação da Disney, com músicas e final feliz, se pareceria com a tragédia de Shakespeare que narra os problemas psicológico do Príncipe da Dinamarca? Pode parecer loucura, mas ” O Rei Leão” possuí diversas semelhanças com o clássico literário:

Ambos se tratam de uma narrativa sobre uma família monárquica, a qual o Rei (Mufasa / Hamlet I ) comanda seu reino normalmente, até seu irmão (Scar / Claudius) começar a elaborar um plano para matá-lo e assumir o trono. O problema se dá no príncipe, o filho do Rei, (Simba / Hamlet ) que seria o sucessor legítimo do trono. Por isso, o irmão do rei começa a explorar planos para se livrar dos dois.

Em Hamlet, Claudius envenena o irmão, e logo em seguida, já assume o trono. Hamlet vendo a situação começa a enlouquecer, ficar depressivo e com problemas de identidade, por isso resolve ir embora da Dinamarca e parte para a Inglaterra. Neste momento, o príncipe se vê tão atormentado, que acaba vendo projeções do fantasma do pai, que revela todo o esquema montado pelo tio. Ao saber de tudo, Hamlet se preocupa em voltar para Dinamarca e vingar-se da morte do pai.

Já em “O Rei Leão”, enquanto Scar executa a morte de Mufasa, ele também manipula a mente de Simba, fazendo com que o príncipe das “Terras do Reino” fugisse para não ser culpado pela morte do pai. Scar assume o trono e passa a fazer um governo completamente diferente do irmão. Neste momento, Simba, já bem afastado do Reino, passa por um período de tristezas e crises, graças a culpa que sentia pela morte do pai. Até que Simba reencontra com o espectro de seu pai nas estrelas, Mufasa consegue fazer com que Simba volte para o reino, e assim o príncipe toma o trono de Scar. Em ambas histórias, o príncipe consegue se vingar de seu tio e restabelecer seu trono e dar continuidade no governo do pai.

Outro ponto interessante são os personagens secundários, como Timão e Pumba, dois amigos que o acolhem e ajudam Simba. Assim como Hamlet também possuía dois amigos próximos que o ajudaram: Guildenstern e Rosencrantz. Além dos dois amigos, Hamlet também tinha um amor de anos, seu nome era Ofélia e sua relação com a donzela se aproximava bastante de Nala e Simba, com exceções de que na obra Shakespeariana, Ofélia acaba morrendo enquanto Nala reina ao lado de Simba.

Há ainda outras análises e teorias, de que os outros filmes da trilogia de “o Rei Leão”, como o segundo filme, que conta sobre a relação de Kiara (filha de Simba e Nala) com Kovu, filho de uma leoa que simpatizava com as ideias de Scar, e por isso vivia em conflito com os leões das Terras do Reino. Kiara e Kovu se apaixonam, mesmo sendo de famílias rivais. Assim como Romeu e Julieta.

 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *