OSCAR: Confira os curtas animados que fizeram nosso coração explodir

Sendo uma das premiações mais importantes do cinema, o Oscar consagra e reúne em um dia todas as maiores produções cinematográficas produzidas entre o final de 2018 e começo de 2020. Neste ano, em sua 92° edição, a categoria de “melhor animação de curta metragem” não se passa despercebida e ganha holofotes ao reunir produções de diferentes países, todas com um enredo sensível e uma arte de qualidade inquestionável.

Hair Love:

Com muitas cores, Hair Love conta a história de uma garotinha que acorda em um dia especial. Ao se aprontar para data, ela escolhe fazer um penteado. Já que não consegue sozinha e nem com a ajuda do tutorial na internet, acaba aclamando pelo seu pai. Em meio a dificuldade e falta de prática, o pai aceita o desafio de penteá-la pela primeira vez. Ao longo do curta, o sentimentalismo é forte ao mostrar as lembranças que a menininha teria com a sua suposta mãe. Hair Love apresenta uma história linda com um desfecho mais bonito ainda, que consegue prender e agradar a todas as idades.

Dirigido, escrito e produzido por Matthew A. Cherry, o curta fez um sucesso enorme, chegando a ser adaptado para livro em 2019. Segundo o público, Hair Love além de trazer aquele “quentinho no coração” também trouxe uma lição de inclusão racial, a medida em que atua como um grande exemplo de representatividade dos cabelos crespos para as crianças. Além de ser uma das poucas produções indicadas pela academia que possuí toda a equipe de trabalho com pessoas negras.

Kitbull:

Assim como Hair Love, Kitbull também cumpre todos os tópicos para ser a melhor animação de curta metragem do Oscar 2020: arte bem feita, um final emocionante e acima de tudo uma pitada de crítica social. O curta conta a história de um gatinho que vive na rua e se vira à medida em que consegue. Em uma desses dias de sobrevivência, o gatinho acaba encontrando um pitbull que vive em maus tratos pelo dono. A relação que começou com medo, acaba se tornando um forte laço de companheirismo entre os dois.

Dirigido por Rosana Sullivan, produzido por Katheryn Hendrickson e distribuído por Walt Disney Studios Motion Pictures, o curta estreou nos cinemas de Los Angeles em janeiro de 2019 e desde fevereiro do mesmo ano, está disponível no YouTube.

Confira o trailer das outras nomeadas:

Sister

Sister, em seu título originial “妹 妹” é uma animação dirigida, escrita e produzida por Siqi Song. Definido pela propia criadora, Sister seria um curta sobre “Um homem lembra sua memória de infância de ter crescido com uma irmãzinha irritante na China dos anos 90″ e suas convicções e reflexões sobre a vida que vive. 

Dcera (Daughter)

Dirigido por Daria Kashcheeva, o curta “The Daughter” se passa em um quarto de hospital. A Filha relembra um momento difícil da infância em que, tentou compartilhar sua experiência com um pássaro ferido e com o pai.

Memorable

De origem francesa e com direção de Bruno Collet, Memorable narra a história do pintor Louis e sua esposa Michelle, que estão passando por eventos estranhos. O mundo deles parece estar mudando. Lentamente, móveis, objetos e pessoas perdem seu realismo. Eles estão “desestruturando”, às vezes se desintegrando.Com uma forte narrativa psicológica, o curta nos faz refletir sobre nossa própia mente e o tempo.


Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *