Infarto pode aumentar no inverno

Cuidar da saúde é importante em todas as épocas do ano, mas você sabia que no inverno devemos tomar alguns cuidados extras? Isso porque nessa estação os riscos de infarto e acidente vascular cerebral podem aumentar em 30%. 

Segundo o médico especialista em cirurgia vascular, Dr. Robert Guimarães, essas complicações vasculares podem se intensificar no inverno, porque há um aumento da pressão sanguínea no nosso corpo. As terminações nervosas da pele incentivam a formação de um tipo de substância que acelera o metabolismo para proteger os órgãos internos e evitar a perda de calor.

Esse processo faz com que o coração utilize mais força para conseguir bombear o sangue, pois as paredes dos vasos sanguíneos se contraem. Isso gera um aumento elevado da pressão sanguínea, o que pode levar a pessoa a ter um infarto ou até mesmo um AVC .

Mas o Dr. Robert explica algumas medidas que devemos tomar: “ As pessoas devem se prevenir de certas doenças com ao se agasalhar melhor,não tomar vento ou chuva, descansar sempre que possível, reduzir o álcool e cigarro e manter uma alimentação saudável e balanceada”. 

Durante o inverno é comum beber menos água e praticar menos exercícios físicos, no entanto, o especialista alerta que esses cuidados não podem ser esquecidos. Mas é necessário ter cuidado com a intensidade das atividades, que deve ser equilibrada para o corpo aguentar e estabelecer a temperatura adequada. 

Dr. Robert Guimarães finaliza alertando sobre a importância de se atentar a qualquer sinal de mudanças no organismo e lembra também da necessidade de fazer exames prévios com regularidade.  “A maioria das doenças pode ser curada quando é descoberta e tratada com antecedência”, aponta o médico.

E atenção para os idosos, fumantes, obesos, diabéticos hipertensos e sedentários, que devem redobrar os cuidados, pois o risco de infarto é ainda maior.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *