Sinais de atraso na fala da criança

Cada indivíduo é único e isso não é apenas uma afirmação cliché, mas uma constatação para provar que cada pessoa tem suas particularidades e isso se aplica a praticamente tudo na nossa vida, principalmente quando se fala em desenvolvimento infantil .

Os pais de primeira viagem costumam ter bastante dúvidas com relação ao desenvolvimento das crianças e a iniciação da fala é com certeza uma que entra no topo da lista dessas incertezas. Os especialistas confirmam a teoria de que cada indivíduo tem o seu próprio tempo, mas eles afirmam que há um parâmetro que permite avaliar possíveis atrasos no desenvolvimento da fala.

Mas porque é importante ficar atento aos possíveis sinais de atraso na fala? Pelo fato de que esse pode ser um indicador de alguns problemas de desenvolvimento da criança. Um deles pode ser o Autismo; de acordo com um estudo feito pela Universidade do Rio Grande do Sul, 6 em cada 10 crianças diagnosticadas com transtorno, apresentou atraso na fala. 

Mas a fonoaudióloga Christiane Benevides, afirma que nem todo atraso na fala decorre de problemas neurológicos. Ele pode inclusive, estar associado  a vários outros fatores, como por exemplos alguns estímulos não adequados. “Algumas condições como problemas auditivos, apraxia da fala e o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (DEL) são bastante prevalentes quando o assunto é atraso na aquisição da fala”, explica Christiane.

O ensino bilingue precoce pode ser um desses aspectos de atraso. “Se um dos pais é estrangeiro e fala a língua materna em casa, não há problemas de a criança aprender as duas línguas, ou seja, o português e a língua falada pelo pai ou pela mãe. Mas, para incentivar uma aquisição adequada da fala, é importante conversar com a criança nos dois idiomas fora do ambiente escolar”, aconselha a especialista.

Mas ela ressalta que se os pais são brasileiros e a língua usada pela família é o português, colocar a criança em uma escola bilíngue durante a fase de aquisição da linguagem pode não ser uma boa ideia. “A criança não terá espaço para praticar o idioma fora de casa. Nestes casos, a recomendação é esperar a criança aprender a falar corretamente a língua materna, para só depois colocá-la em uma escola bilingue”, reforça a especialista.

Quais são os sinais de atraso na fala?

Alguns marcos são importantes na aquisição da linguagem oral. O primeiro deles é o choro. “O choro é o primeiro sinal de que está tudo bem. Por volta dos três meses de vida, temos o balbucio. Trata-se da emissão de sons repetitivos pelo bebê, como gu……, arrrrr, etc. Lembrando que para que o bebê atinja este marco e os outros, é fundamental que os pais conversem com ele desde a gestação”, ressalta Christiane.

“Outro marco importante da fala ocorre por volta dos oito meses. Muitos bebês já entendem o não, dão tchau e começam a falar as primeiras palavras, geralmente formadas por sílabas simples, como mamá, papá, entre outras. Bater palmas e mandar beijos são outras conquistas desta fase. Espera-se que por volta dos dois anos e meio a três a criança esteja falando, formando frases, mantendo diálogos, com um repertório maior de palavras”, explica a especialista.

“Portanto, os sinais de que a fala pode estar atrasada podem ser notados quando o bebê não chora, não balbucia e assim por diante, de acordo com os marcos esperados para cada faixa etária. Quando a criança faz dois anos e não fala nenhuma palavra, é um sinal de alerta importante para procurar um especialista”, alerta Christiane.  

Confira a lista que a fonoaudióloga preparou com os principais sinais de atraso na fala:

  • O bebê não balbucia ou não emite nenhum som aos 3 meses de vida
  • Com 8 meses não fala nenhuma vogal ou consoante
  • Aos 9 meses não dá tchau
  • Com um ano de idade ainda não aponta para os objetos ou pessoas
  • Com 18 meses ainda não fala nenhuma palavra
  • Com 2 anos não consegue combinar duas palavras. Ex: quero água. Diz apenas “água”.
  • Aos 3 anos não consegue construir frases
  • Aos 2 anos, embora fale, a linguagem é incompreensível
  • Regressão da linguagem em qualquer idade
  • Presença de troca de sons na fala
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