Sono é importante para os olhos

Não é novidade que ter uma boa noite de sono é indispensável para ter uma qualidade de vida melhor. Mas você sabia que dormir bem também traz benefícios para a saúde dos olhos?

A Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP, Keila Monteiro de Carvalho explica que “Dormir bem é essencial para a saúde ocular. Problemas relacionados ao sono prejudicam a imunidade, aumentando as chances de contrair infecções, como, por exemplo, uma conjuntivite.

A falta de sono pode causar estresse e consequentemente acarretar em doenças oculares como o blefaroespasmo, quando a pessoa pisca de forma involuntária, tremor nas pálpebras, crises de herpes ocular e até formação de catarata. “O acúmulo de radicais livres nos olhos provocado pelo estresse acelera a oxidação das células, podendo levar à perda da visão”, explica a Dra. Keila.

O excesso de estímulos visuais também pode atrapalhar uma boa noite de sono, pois a luz azul emitida pelos monitores do computador pode levar a oxidação do cristalino, segundo a especialista, o ideal é ficar menos tempo na frente de aparelhos eletrônicos e diminuir a incidência de luz das telas.

Também vale lembrar da importância de dormir pelo menos seis horas por dia, porque a falta de sono pode levar a degeneração da retina o que pode comprometer a perda da visão definitivamente. Além disso, a produção de insulina secretada pelo pâncreas, pode favorecer o surgimento de doenças que prejudicam os olhos, como o diabetes.

Por isso, a Dra. Keila explica que para manter a saúde ocular é fundamental manter hábitos saudáveis e uma alimentação que favoreça a saúde ocular. Segundo a especialista vale apostar em alimentos como laranja, que é rica em vitamina C, couve, que possui magnésio e ajuda no relaxamento muscular, castanha do Brasil que contém selênio que protege os olhos e combate a depressão.E comidas açucaradas, gorduras saturadas, café, bebidas alcoólicas em excesso e o fumo devem ser evitados para preservar a saúde.

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