Varizes podem piorar no verão

Durante o verão nós devemos ficar atentos com alguns aspectos da saúde, é muito comum ouvirmos falar sobre a necessidade de se manter bem e hidratado e passar bastante protetor solar. Mas o que acaba não sendo muito comentado é que as temperaturas mais quentes podem facilitar o surgimento das tão indesejadas varizes. 

O que são 

Se durante o calor você está sentindo suas pernas mais pesadas, inchadas ou doloridas, fique atento! Esse quadro pode ser indícios de varizes.Isso acontece quando as veias se dilatam e prejudica a circulação do sangue e acaba afetando a parte mais superficial da pele. As regiões mais comuns que pode surgir são nas pernas e no pés.

O que acontece

Dr. Robert Guimarães, especialista em cirurgia vascular, endovascular e angiorradiologia explica que no calor altas temperaturas provocam uma grande expansão nos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue entre nossas veias, causando problemas circulatórios, formigamento, desconforto, ardência, câimbras, coceiras e descoloração no lugar afetado.

Tem cura?

Não há uma cura para as varizes, mas hoje em dia há vários tratamentos que podem ser realizados, o que pode ser feito tanto através da cirurgia quando pela escleroterapia, que é quando os vasinhos são queimados. Fazer drenagem e massagem também ajudam bastante, porque elas melhoram a circulação sanguínea. 

O que pode ser feito no dia a dia?

O Dr. Robert explica que é muito importante manter hábitos saudáveis, por isso, coloque na sua agenda um tempo para praticar exercícios e opte sempre por uma alimentação mais saudável e balanceada. O especialista também alerta para alguns hábitos que podem causar as varizes, como usar salto com frequência, sapatos apertados, fumar e estar com sobrepeso. 

É só questão estética?

As varizes vão muito além de uma questão estética, pois podem causar graves problemas de saúde, como inflamações que podem levar à trombose, que é a formação de um trombo ou coágulo no interior de um vaso sanguíneo em partes inferiores do corpo e que mais tarde pode afetar o sistema cardiovascular, ocasionado um AVC.

“Sabemos que a maior parte da população deixa de fazer exames gerais por acharem que a saúde está perfeita ou por colocarem a culpa na falta de tempo. Porém, ter este cuidado é primordial, uma vez que doenças como essas podem ser curadas se forem tratadas previamente. Por conta disso, não deixe de procurar um médico vascular”, alerta o especialista. 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *